Pioneers Festival 2015 – Woooooow!!

Pioneers Festival é a maior conferência europeia para as ideias do futuro, juntando as melhores startups com empresas, media e investidores com o objetivo de lançar a próxima grande ideia. Mais de 1.600 startups de +90 países candidataram-se com o objectivo de encontrarem 400 investidores, em Viena. No total, diariamente passaram pelo Hofburg Imperial Palace 3.000 participantes!

Primeiro dia

6:30 da manhã. Algumas horas de sono – check. Café – check. Lata de RedBull – check. Pronto para começar o primeiro dia do Pioneers Festival 2015! Mas antes disso, tempo para por o trabalho em dia aka caixa de entrada de emails vazia. Ok, objectivo comprido! Vou dar uma volta pelo espaço. Wooow! Salas diferentes umas das outras com cenários incríveis. A este ponto só faltava uma coisa… na verdade 3.000 – os Pioneiros!

CGGr1iGXIAETz7D

Eis que começa a Cerimónia de Abertura (já com o Pioneiros). Acredita, foi alto show! Houve espaço para espetáculos de luz, danças no palco e, como não podia deixar de ser, super speakers. Espera para ver os vídeos, vais adorar! No entanto, deixo-te aqui o vídeo da edição do ano passado.

Depois da abertura, diversos oradores começaram a partilhar as suas ideias em diferentes palcos: Arena (palco principal), Academy e Spotlight. Tive a oportunidade de viajar à velocidade da luz com o Dirk Ahlborn da Hyperloop. Fui até Marte com o Bobak Ferdowsi aka o nerd mais sexy da NASA. E ainda tive tempo para aprender a despedir metade da minha equipa enquanto danço bye bye bye N’Sync com o Steli Efti, da close.io.

Mais tarde

Um dos momentos mais engraçados do dia aconteceu no palco Academy – o famoso Roasted! O conceito é simples: durante 45 mins, 4 startups entram em cena e cada uma delas tem 3 mins para fazer o pitch e apresentar as suas ideias. Depois disso, enfrantam um júri composto por um painel de três conhecidos investidores Marvin Liao da 500 Startups, Gil Penchina da Super Angel e Erik Bovee da SpeedInvest. Aqui, tudo pode acontecer e, na verdade, aconteceu! Espreita o vídeo de 2014.

Segundo dia

Durante este dia, houve novamente super pitches e incríveis oradores!

CGMC3PLUYAECiat

A batalha dos super-carros

De um lado, um Pioneiro croata de 26 anos, Mate Rimac da Rimac Automobili que construiu um dos carros eléctricos mais rápidos de sempre. Vê o video. Do outro lado, Christian von Koenigsegg fundador da empresa automóvel sueca de alta performance Koenigsegg Automotive AB. Assiste ao video. Quem achas que ganhou?

Grande show final

Das 1.600 candidatas, apenas 50 startups foram escolhidas e vieram até Viena. Durante os 4 dias, foram treinadas por mentores, avaliadas por investidores e competiram em frente a um grupo de cinco reconhecidos jurados. Mas no final, apenas uma delas se sagrou a vencedora do Pioneers Challenge 2015: Dronamics – “We Build Cargo Drones”! Os dois irmãos arrecadaram 100.000€ em investimento e um banho de champanhe!

CGMTFnxUoAAM232

De notar que no Top 50, existem duas startups ‘tugas: Sensefinity e Cuckuu. A segunda, chegou mesmo a ficar no Top 8. Parabéns às duas! Quem sabe estarão presentes no próximo grande evento de empreendedorismo da JADESummer JADE Meeting 2015 – em Coimbra…

Noite

E porque o Pioneers é um Festival, festa é obrigatória. Durante a noite, houve espetáculo de fogo e luzes ao som da música do DJ Kristian “Hodor” Nairn, da série televisiva Game of Thrones. Para além disso, ainda experimentei as bebidas congeladas (Gin&Tonic e Moscow Mule) da empresa de Berlim Schleckdruff. Foi uma noite inesquecível!

Parabéns, Pioneers!

Com a ajuda de uma equipa de +30 elementos e 100 voluntários, ambos os co-fundadores Andreas Tschas (co-fundador da icons – Júnior Empresa da JADE Áustria) e Jürgen Furian têm que estar orgulhosos do que já alcançaram! Pioneers é uma referência global. Mas agarrem-se, porque só ainda agora começaram e ninguém os vai parar! Good luck!

Mário Tarouca

Director Financeiro, IT e Relações Governamentais na JADE - Confederação Europeia de Júnior Empresas

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn - Google Plus

Author: Mário Tarouca

Director Financeiro, IT e Relações Governamentais na JADE - Confederação Europeia de Júnior Empresas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>