O Mundo precisa das minhas ideias!

Mas afinal: nasce-se empreendedor ou pode-se aprender a ser empreendedor?
Embora seja um assunto controverso (devido ao facto de muitos investigadores defenderem que a capacidade de empreender é inata, não sendo possível a aprendizagem das denominadas competências empreendedoras) a verdade é que temos vindo a assistir a um crescimento de iniciativas que pretendem desenvolver características “empreendedoras” nos mais novos.

Obviamente não é com “Barbies empreendedoras” (sim acreditem, a Mattel lançou em 2014 a versão Barbie empreendedora) que os mais novos vão aprender a desenvolver um negócio ou vão ser empresários de sucesso quando crescerem. Sabemos hoje que características como a confiança, a autoestima ou a autonomia podem ser estimuladas e desenvolvidas desde tenra idade, sabemos também que muitas crianças simplesmente não concretizam as suas ideias/objetivos por insegurança ou falta de confiança.

Tendo a consciência de que características como o saber ser, o saber estar, a partilha e a tolerância dependem em grande parte do meio no qual as crianças estão inseridas (família, livros que leem, experiências que vivem…), surgiu em Braga um projeto que pretende contribuir para a criação de uma geração mais consciente, mais altruísta e com capacidade de ultrapassar desafios: o DishKids – o mundo precisa das minhas ideias!

O DishKids não pretende contribuir para o surgimento de Belmirinhos ou pequenos Amorins, mas sim ajudar as crianças a transformar as suas ideias e os seus sonhos em realidade. Mais do que “criar empreendedores”, o DishKids pretende contribuir para a criação de uma geração mais ligada entre si e o meio que a rodeia e incutir valores como a empatia e a tolerância.
No evento final, a 21 de novembro de 2015, os mais novos terão a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido nas 3 iniciativas que fazem parte deste projeto:

– “As minhas ideias – o mundo precisa mesmo delas”, aqui todas as crianças apresentarão em formato pitch as ideias que trabalharam;

– “Vamos ao mercado”, as crianças irão construir uma banca onde vão poder vender brinquedos, roupa, jogos, recebendo formação em áreas como marketing ou comunicação (sendo que uma % das receitas reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social);

– “Desfile de Moda”: já imaginaram um desfile de moda totalmente produzido por crianças? Pois é, todas as funções serão desempenhadas pelas crianças com a ajuda de mentores profissionais).

Esta iniciativa arrancou no passado sábado e 40 crianças puderam já trabalhar o tema “Inteligência emocional: entender a empatia e as suas dimensões”. Este é mais uma iniciativa do movimento cívico DishMob Braga.

 

IMG_9942

Rui Pinheiro

Rui Pinheiro tem organizado vários eventos na área da motivação pessoal e do empreendedorismo. Acreditando que as oportunidades se constroem, fundou o empreendedor bracarense, um site dedicado a divulgar os empreendedores da cidade de Braga e o projeto DishKids - empreendedorismo infantil. É sócio-fundador do projeto Escola da Terra, trabalha atualmente na Startup Braga.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn

Author: Rui Pinheiro

Rui Pinheiro tem organizado vários eventos na área da motivação pessoal e do empreendedorismo. Acreditando que as oportunidades se constroem, fundou o empreendedor bracarense, um site dedicado a divulgar os empreendedores da cidade de Braga e o projeto DishKids - empreendedorismo infantil. É sócio-fundador do projeto Escola da Terra, trabalha atualmente na Startup Braga.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>