3 Day Startup – (mais) um evento de Empreendedorismo?

Muito se tem ouvido falar de eventos de empreendedorismo. A sua ideia base é a mesma e sendo em Lisboa, Coimbra ou Porto, todos seguem os mesmos moldes: os participantes chegam com vontade de dar o seu melhor, partilhar as suas ideias e sair de lá com um projecto pronto a entrar no mercado.

Mas será mesmo isto que acontece?

A questão levanta-se sempre que um novo anúncio para um destes eventos surge. Os mais cépticos poderão dizer: “Mais outro evento?!”. Mas de facto, se olharmos com atenção, cada evento não é mais um, cada evento poderá trazer a oportunidade única que podemos aproveitar da melhor forma.

Desde sempre a jeKnowledge esteve envolvida em eventos deste tipo: o ineo weekend (organizado em parceria com o IPN e DITS), o Startup Weekend e mais recentemente o 3 Day Startup (3DS). Estes eventos nunca foram mais um evento e sempre se diferenciaram pelos projectos inovadores e ambiciosos que eram apresentados durante os mesmo. Quando olhamos para o número de empresas criadas após a participação num ineo, podemos comprovar isso.

Neste paradigma, organizar “mais um” evento em Coimbra a cerca de um mês de acontecer outro ineo (já bastante reconhecido), poderia ser um risco. Mas, a jeKnowledge quis arriscar e o 3DS realizou-se e podemos dizer que foi um sucesso!

Assim, nos dias 24, 24 e 26 de Fevereiro, Coimbra recebeu o vigésimo segundo 3DS (vigésimo segundo evento Mundial!).  Este tipo de eventos apostam em três coisas: são gratuitos, são dirigidos a estudantes e ocorrem durante 3 dias sem pausas para descanso. O sucesso deste primeira edição levou a que uma segunda edição fosse realizada no Porto nos dias 1, 2 e 3 de Junho.

A edição de Coimbra resultou em 6 projectos de base tecnológica: BeFree, Urban Flow, LazyU, Go Challange Me, Brand Lovers Party, Pick Your University. Todos estes projectos foram auxiliados por 15 mentores que estiveram presentes nos 3 dias do evento.

Muitos dos projectos presentes no 3DS Coimbra já mostraram ser projectos de sucesso. O 3DS foi apenas o “estágio” que precisavam para formar a sua equipa e seguir as melhores directivas para iniciarem o seu trabalho.

A edição do Porto contou também com 6 projectos de base tecnológica: Serei as Chaves, DAR, AKEETY, 3D Impact, Unplugg, CheapShop. Estes projectos estão ainda em fase embrionária e esperemos ouvir falar deles novamente!

O 3DS é mais um evento de Empreendedorismo? Não. O 3DS é um evento de empreendedorismo que se foca no trabalho e pretende dar conhecimentos, networking e destreza aos seus participantes. A prova disso está nas mais de 20 empresas formadas em 3DS a nível mundial.

Author: Margarida Matos

Engenheira Biomédica na iHCare,Lda

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>