Organizar o 3DS – O que nos motiva?

Nos últimos meses temos tido o prazer de trabalhar na organização do 3 Day Startup Portugal.
A ideia é simples: queremos juntar 40 estudantes com muita vontade de criar algo, durante 3 dias, para que com a ajuda de mentores e investidores de várias empresas e instituições, possam criar a sua própria empresa. E isto sem gastarem 1 cêntimo.

Mas é verdade que algumas pessoas questionam: Não tendo vocês fins lucrativos, porquê arriscar inúmeras horas de trabalho e dinheiro num evento como este? Porquê este trabalho todo?

Ora, temos que dizer que tudo o que aprendemos, as pessoas que conhecemos, as empresas/projetos interessantes que descobrimos, e as portas que se abrem para futuros projetos, são por si já um grande gozo de levar para a frente o 3DS. Porém, acho que o que nos motiva mais, é mesmo o facto de acreditarmos que com o 3DS estamos a dar a oportunidade única de muitos jovens, como nós, criarem a sua própria empresa, o seu próprio emprego. De que estamos a dar as condições necessárias para colocarem em prática o projeto ambicioso que guardam no bolso e/ou utilizarem as capacidades que têm para criarem algo, e fazerem aquilo que lhes dá gozo.

Nós estamos a criar um evento onde, na pior das hipóteses, os participantes poderão contatar com pessoas com vários tipos de talento (e possivelmente essenciais para outros projetos), conhecerem mentores e investidores que lhes poderão abrir as portas para o futuro, ou simplesmente aprenderem sobre o processo de criação de uma empresa. Não sei quanto a vocês, mas qualquer um dos cenários parece-me positivo.

Portanto, o meu conselho será que não olhem para este evento como uma simples “iniciativa interessante” mas sim como uma oportunidade única para vocês próprios. Até porque iniciativas há muitas, oportunidades não.

Pois, acreditem que não estamos a organizar este evento apenas para repetir a palavra empreendedorismo. Com o 3DS queremos realmente impulsionar os talentos que existem nas nossas Universidades, e de onde queremos que saia realmente algo palpável e digno de nos orgulharmos em ter ajudadoJá o fizemos várias vezes para um diferente público, com bons resultados, e acreditamos que o mesmo será possível com os jovens estudantes, como nós. Também fazemos parte de uma geração a que chamam de mais preguiçosa e menos capaz que as outras, e queremos dar provas do contrário.

O 3DS será um fim de semana onde a única moeda de troca será algum do vosso tempo livre. Mas penso que tempo não será problema quando este poderá marcar o ponto de partida para o vosso futuro.

As inscrições ainda estão abertas.

Author: Daniel Lopes

Biz-Dev & Code at Whitesmith

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *