Alunos da UC querem mudar comportamentos através da diversão


No chão, uma silhueta de vítima de acidente, num local de passagem, mas disfarçado,de forma a surpreender as pessoas. Quem passar na rua e pisar a silhueta ouve o som de uma travagem brusca de um veículo automóvel. De repente, vê-se rodeado de gente, que reagiu dramaticamente, como se a pessoa fosse de facto vítima de um acidente rodoviário (um flahsmob). A multidão grita, pede socorro, lamenta, para de imediato desaparecer. Este foi o cenário para a ação “o Morto”, que visa sensibilizar para a sinistralidade rodoviária, através da irreverência e diversão.

Alertando também para a necessidade de maior atenção ao circular nas ruas da cidade, a iniciativa foi organizada por um grupo de alunos do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito do projeto “Creative Behavior”.

João Leal, Sara Pinto, Pedro Magalhães e Rodrigo Santos são os membros do projeto “Creative Behavior” e alunos da Licenciatura de Engenharia Informática. Com esta ação original, pretenderam “sensibilizar as pessoas para os perigos da circulação rodoviária e para estarem mais atentas à sua segurança pessoal, prevenindo comportamentos de risco», explica João Leal.

O objetivo da Creative Behavior é mudar o comportamento das pessoas, com ações divertidas”. Sensibilizar para objetivos sociais através de estratégias inovadoras e originais de modo a captar a sua atenção e fazer transmitir uma mensagem», conclui o estudante.

Este grupo de alunos realizou anteriormente o evento “O caixote do lixo mais fundo do mundo”, que teve como objetivo sensibilizar as pessoas para cuidar do meio ambiente http://creativebehavior.pt.vu/

Author: Carlos Cerqueira - IPN

Director de Inovação do Instituto Pedro Nunes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *