>

A importância da Internet

Vivemos num mundo em constante mudança, no qual se alteram frequentemente as formas de relacionamento e de viver em sociedade. A nossa geração tem sido marcada pelas transformações introduzidas pela Internet, com a introdução de...

Vivemos num mundo em constante mudança, no qual se alteram frequentemente as formas de relacionamento e de viver em sociedade. A nossa geração tem sido marcada pelas transformações introduzidas pela Internet, com a introdução de novas formas de comunicação como o e-mail, as mensagens instantâneas, o telefone pela Internet (VOIP), as redes sociais, entre tantos outros. A Web 2.0 veio permitir aos utilizadores a produção de conteúdo para a rede, contribuindo também para um aumento das formas de relacionamento online entre os utilizadores, e para uma maior geração de conhecimento.

No mundo empresarial a importância da Internet é igualmente indiscutível, e tirar partido dela tem sido um enorme desafio para os actuais gestores, pelo importante papel estratégico que assume, nomeadamente ao nível do posicionamento, marketing ou canais de comunicação, entre outros. Podemos, assim, afirmar que nos encontramos numa era em que a Internet, e tudo o que nela se encontra, se tornou parte integrante do nosso quotidiano, sendo as redes sociais um importante exemplo desse paradigma. Actualmente, estas são um meio de divulgação rápido e eficaz para produtos, serviços, empresas ou notícias, permitindo que o conteúdo nelas partilhado seja visto e comentado por todo o mundo, à distância de um clique, e de forma completamente gratuita.

Hoje em dia estar online não significa apenas estar acessível através de um computador. Os telemóveis e os tablets permitem que o consumidor interaja com as marcas a qualquer momento e em qualquer lugar, pelo que também o mobile marketing tem vindo a assumir uma importância crescente para as empresas. No entanto, apesar de todas as vantagens que estes meios de comunicação online apresentam, é necessário ter sempre presente que a informação negativa por vezes acaba por ser divulgada mais rapidamente que a positiva, sendo necessário saber lidar com esse tipo de situações.

Para concluir, apresentamos uma infografia apresentada pela Business Insider com um pequeno resumo do que acontece na Internet num simples minuto.

http://www.businessinsider.com/incredible-things-that-happen-every-60-seconds-on-the-internet-2011-12

Partilhe:

27 Dezembro 2011 | Susana Lourenço - IPN