Lançamento da obra: Empreendedorismo

A Obra:

A presente obra resulta da experiência acumulada de duas décadas do autor, centrada no empreendedorismo, enquanto professor, investigador, vice-reitor, mas sobretudo também como dinamizador da criação de múltiplas novas realidades organizacionais. Entendeu-se ser este o momento adequado para fazer destilar toda esta aprendizagem
no formato de um livro que se espera ver ocupar espaços relevantes no fomento de atitudes cada vez mais empreendedoras, com o qual se procura:
.
  • Esclarecer o que se entende por empreendedorismo, o que o caracteriza, bem assim como a quem o adopta enquanto forma de vida, em que tipologias específicas se pode subdividir ou contextualizar;
  • Evidenciar a sua pertinência objectiva no desenvolvimento, tanto à escala local, como a nível regional, nacional ou mundial;
  • Explicitar as diferentes etapas a acautelar no processo de transformação duma vaga ideia de negócio numa realidade organizacional concreta, por forma a ganhar eficácia nesta conversão, ao mesmo tempo que se majora a respectiva probabilidade de sucesso;
  • Ilustrar as várias fases que se encontram associadas à afirmação dos projectos de Empreendedorismo de Base Tecnológica, assentes em conhecimento, cada vez mais essenciais, e que pela primeira vez ficam assim retratadas no contexto de livro em língua portuguesa.
Tudo isto acontece com base numa abordagem dos temas que se procurou que fosse pragmática, consistente, baseada em casos reais e vividos por dentro, esperando que tal possa ter resultado em algo simultaneamente diferente, útil e agradável.

..

O Autor:

Pedro Manuel Saraiva licenciou-se e obteve a agregação em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, tendo obtido o seu doutoramento no MIT.
Docente desde 1984 na Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático, foi Presidente do Conselho Pedagógico, Pró-Reitor e Vice-Reitor.
Desempenha as funções de Deputado, sendo Vice-Coordenador na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, além de integrar a Comissão de Educação e Ciência, bem como o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Regional.
Foi consultor da Presidência da República para o Ensino Superior (2006-2009) e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (2004-2005).
Fundador da QUAL – Formação e Serviços em Gestão da Qualidade, Lda., e do Observatório Nacional de Recursos Humanos. Administrador da SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação, SA e do BIOCANT (2005-2009). Fundador da Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas e Microalgas, da SPI Ventures-Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios, SA e da Creative Wings-SGPS de Business Angels. Fundador da Associação Juvenil de Ciência e da PRODEQ-Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Química.
Autor de diversas obras, incluindo, além do presente, os livros “Testemunhos da Qualidade em Portugal”, “Inovação e Qualidade”, “Instituições de Ensino e Sociedade do Conhecimento”, e “O Futuro da Qualidade em Portugal”.
Foi distinguido com vários reconhecimentos, incluindo o Prémio Feigenbaum da ASQ, e a aceitação, enquanto Associate Member, na International Academy for Quality.

..

Sessões públicas de apresentação/lançamento:

Coimbra
Sessão a ter lugar no Edifício de Incubação do Instituto Pedro Nunes, pelas 18h30 do dia 2 de Maio, com comentários efectuados pelo seguinte conjunto de oradores:
Prof. Fernando Seabra Santos
Eng. Gonçalo Quadros
Prof. Henrique Madeira
Prof. Teresa Mendes
..
Porto
Sessão a ter lugar no Edifício da Rua de Salazares da EGP-University of Porto Business School, pelas 18h30 do dia 4 de Maio, com comentários efectuados pelo seguinte conjunto de oradores:
Prof. José Sarsfield Cabral
Doutor Luís Reis
Dr. Manuel Carvalho
Prof. Nuno de Sousa Pereira
..
Lisboa
Sessão a ter lugar na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, pelas 17h00 do dia 9 de Maio, com comentários efectuados pelo seguinte conjunto de oradores:
Prof. Arlindo Silva
Prof. Fernando Ramôa Ribeiro
Eng. Luís Mira Amaral
Jorge Nascimento Rodrigues
.
Esta sessão é pública, agradecendo-se a divulgação da mesma junto do leque mais alargado de potenciais interessados em nela participar, bem como confirmação de presença, através dos seguintes contactos:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Tel. 239 410 098 (A/C Sandra Português)

Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

More Posts - Website - LinkedIn

Author: Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *