>

Entrevista à equipa “Proximidades”

Equipa do projecto “Proximidades” conta-nos como foi participar no Arrisca Coimbra ’10

1. Como surgiu a ideia de negócio que submeteram ao concurso Arrisca Coimbra’10?

Num congresso internacional de psicogeriatria em Espanha, tive (Marta) oportunidade de ver uma apresentação muito interessante sobre intervenções não farmacológicas na qualidade de vida na demência.  Pesquisei mais sobre o assunto e percebi que Portugal carecia que deste tipo de técnicas. Contactei o Paulo que está ligado às artes plásticas e visuais, pesquisei mais um pouco, e elaborámos um projecto de negócio a que chamámos “Proximidades”. A empresa Proximidades baseia-se na produção e venda de vídeos para adultos idosos saudáveis, pessoas com demência, e seus cuidadores.

2. O que os levou a participar no Arrisca Coimbra’10?

Para desenvolvermos o projecto precisávamos de capital inicial e pouco tempo depois de discutirmos a viabilidade da ideia vimos a publicidade do Arrisca, lemos o regulamento e decidimos criar o plano de negócio.

3. Como decorreu todo o processo?

O preenchimento do formulário foi bastante fácil mas exige alguma preparação e concretização da ideia, o que é vantajoso para a equipa mesmo que não se envie ou participe no concurso. No final do preenchimento, a equipa tinha uma melhor perspectiva de como quando e quanto precisaria para transformar a ideia num projecto concreto. A apresentação oral foi mais atribulada pois o Paulo não pôde vir e os nervos perante um júri tão numeroso podem comprometer a apresentação, mas todos os jurados foram empáticos e as questões pertinentes, e de forma geral, correu bastante bem. A sessão de entrega de prémios teve uma afluência significativa e foi bastante interessante ver os outros projectos, conhecer os outros candidatos e ver a atribuição dos premiados (cuja atribuição, na nossa opinião foi bastante justa).

4. Que prémios ganharam e o que vão fazer com ele?

O projecto “Proximidades” foi contemplado com dois Prémios: Prémio ACIC, no valor de 4000€ (para ser usufruído em consultaria), e Prémio Garantia Mútua, no valor de 2 500€ (a ser empregue na aquisição de materiais audiovisuais para a empresa) pelos quais a equipa está muito agradecida e determinada a fazer valer o investimento.

5. Quais são os próximos passos para o desenvolvimento da vossa ideia de negócio?

Estamos a aproveitar a conclusão de algumas etapas de financiamento para desenvolvermos os nossos produtos e ainda este ano pretendemos criar formalmente a empresa.

Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

More Posts - Website - LinkedIn

Partilhe:

18 Março 2011 | Miguel Dias Gonçalves