Mobbing

Mas não caiamos em repetição e falemos antes de mobbing: o termo surge na Suécia em 1984 com um grupo de estudiosos dirigido por Heinz Leymann. Representa a complexa prática vexatória ou de violência psicológica posta em prática deliberada e repetidamente por um empregador, colegas de trabalho de nível igual ou até por subalternos, com o objectivo de proporcionar mal estar físico, psicológico e isolamento a um determinado trabalhador, perturbando o seu desempenho.

Portugal, no entanto, é um país onde o conceito não despertou ainda interesse científico (ou, talvez, ninguém se tenha é lembrado de comunicar aos órgãos sociais algum caso, enviando uma gravação vídeo suficientemente dramática) sendo que, na maioria dos Tribunais de Trabalho, o termo ainda nem sequer é conhecido. Facto, contudo, é que as poucas linhas que restam para escrever ainda assim permitem apelar à consciência de cada um e, tanto melhor, ao motor de busca para saber mais sobre o assunto..

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>