>

Desenvolver uma empresa sozinho

Ser empreendedor não é apenas levar avante uma idéia de negócio; na verdade, para que um projecto empresarial se concretize há outros aspectos a ter em conta – aspectos jurídico-formais. Para o caso em que, como o título refere,...

Ser empreendedor não é apenas levar avante uma idéia de negócio; na verdade, para que um projecto empresarial se concretize há outros aspectos a ter em conta – aspectos jurídico-formais.
Para o caso em que, como o título refere, se desenvolve uma empresa sozinho, uma das formas de sociedade que poderemos assumir é a Sociedade Unipessoal por Quotas mas, e de que se trata? Pois bem, o termo refere-se a uma sociedade unipessoal (até aí já tínhamos chegado) que pode ser uma pessoa singular ou colectiva, que é o titular da totalidade do capital social – a responsabilidade do sócio encontra-se limitada ao montante desse mesmo capital, que não pode ser inferior a 5000€. Quanto a normas, são aplicadas a este tipo de sociedade as que dizem respeito a sociedades por quotas, excepto as que pressupõem a pluralidade de negócios.
Quanto à sua identificação? Bem, as firmas que representam este tipo de sociedade devem ter a expressão “sociedade unipessoal” ou apenas “unipessoal” antes de “Limitada” ou, como é mais comum “Lda.”.

Partilhe:

20 Agosto 2010 | Administrador