>

TEDxOPorto – Resumo

Conforme já tinhamos anunciado por aqui, decorreu no sábado o TEDxOPorto, um evento com a chancela TED e...

Conforme já tinhamos anunciado por aqui, decorreu no sábado o TEDxOPorto, um evento com a chancela TED e organização portuguesa. Durou o dia todo, o que torna algo ingrato tentar resumir num mero post a plenitude do evento, pelo que tentarei deixar-vos com os pontos chave do que por lá se passou.

Após a introdução do magnífico cicerone Manuel Forjaz que com André Marquet (organizador da TEDxEdges) colocou a audiência no espírito TED, deu-se início ao core do evento. As talks dividiram-se em 4 painéis, onde cada um reunia vários temas distintos mas de visão coerente entre si.

O programa começou com Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova a apresentar a cultura de inovação da sua empresa, que transforma criatividade em marketing. O tema foi seguido por Ricardo Monteiro que falou de “portuguesismos” e do mítico spot publicitário do Pingo Doce, onde o cliché nacional é apresentado, realista e assertivo, pondo em xeque a capacidade portuguesa de olhar para si próprio e orgulhar-se disso.

No painel seguinte, ouvimos o testemunho pessoal de Leon Chen, um chinês que se mudou recentemente para o Reino Unido sobre a sustentabilidade (ou falta dela) na China. Num tom mais humorado, José Matos reduziu a astronomia à sua forma mais simples e a natureza humana ao que esta é, pequena quando comparada com o universo.

Almoço despachado, o evento seguiu com Elvira Fortunato justificando os prémios internacionais que recebeu pela sua investigação. Neste painel mais discreto, houve ainda tempo para Miguel Oliveira falar de multitouch, numa apresentação algo comercial para o espirito TED.

Se muita gente veio pelo networking com o respeitável grupo de oradores e público geral, os momentos mais inspiradores e emocionantes vieram do último painel. Foi com Wellington Nogueira, doutor alegria de profissão que o público se levantou para aplaudir numa enorme ovação. Para completar o painel, houve ainda quem falasse de felicidade, humor e sexo.

Estes foram os pontos altos da TEDxOPorto. Se quiserem um relato mais exaustivo podem ler aqui.

 

Rafael Jegundo

Fundador da jeKnowledge, fundador e CEO da unplu.gg e Principal na whitesmith.co.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn

Partilhe:

26 Fevereiro 2010 | Rafael Jegundo