>

Empreendedorismo: Alunos de Coimbra vão aprender a gerar...

Cerca de 280 alunos do Instituto Educativo do Lordemão, em Coimbra, vão aprender a ter espírito de iniciativa e como gerar riqueza, através de programas educativos de fomento...

Cerca de 280 alunos do Instituto Educativo do Lordemão, em Coimbra, vão aprender a ter espírito de iniciativa e como gerar riqueza, através de programas educativos de fomento doempreendedorismo entre os mais jovens.

Os programas arrancam na próxima semana e centram-se nos temas “Economia para o sucesso”, dirigido a alunos do Secundário e “A Família” e “A Sociedade”, para crianças do 1º Ciclo, abrangendo um total de 12 turmas, disse à Lusa Catarina Hall, diretora da associação Aprender a Empreender – Junior Achievement Portugal, envolvida no projeto.

O projeto decorre ao abrigo de um protocolo celebrado, em Coimbra, entre a Júnior Achievement Portugal, a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) e o Instituto do Lordemão, que acolhe crianças desde a creche até jovens do 3.º ciclo.

A Júnior Achievement é uma organização na área da educação para o empreendedorismo cuja missão é inspirar crianças e jovens “a terem espírito de iniciativa e a saberem gerar riqueza”, através de programas educativos nas escolas que estimulam o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade individual.

“Em Portugal, já formamos 57 mil alunos, de vários pontos do país. Em Coimbra, temos este projeto (o primeiro) mas o objetivo é alargá-lo a outras escolas”, afirmou Catarina Hall.

Os programas “A Família” e “A Comunidade” consistem num conjunto de atividades que visam levar crianças de seis, sete anos a apreender o conceito de responsabilidade, percebendo por que se pagam impostos e o papel da mãe e do pai na família, entre outras questões.

O programa “Economia para o Sucesso” consiste em atividades que fornecem “informação prática sobre finanças pessoais e sobre a importância de identificar objetivos de educação e carreira baseados em interesses, valores e qualidades dos alunos”.

“O país precisa imenso de incutir nos jovens esta vontade de gerar valor, riqueza”, afirmou Catarina Hall, acrescentando que os programas são postos em prática em colaboração com voluntários da sociedade civil.

Ao nível universitário, e ao abrigo de um protocolo em curso entre a ACIC e a Divisão de Inovação e Transferências do Saber (DITS) da Universidade de Coimbra, será desenvolvido um conjunto de ações, que visam fomentar o empreendedorismo entre os alunos e recém-licenciados.

Uma das iniciativas previstas é a realização de um curso avançado de gestão, a decorrer em outubro e novembro, centrado no empreendedorismo e inovação, para empresários e jovens licenciados, que inclui dois meses de aulas em horário pós laboral, disse à Lusa Fernando Pedro, da ACIC.

Um fim de semana de empreendedorismo, as olimpíadas do empreendedor, o concurso de ideias Arrisca Coimbra (na 3.a edição) e o “autocarro do empreendedor” são outras ações programadas.

Fonte: www.ionline.pt

Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

More Posts - Website - LinkedIn

Partilhe:

15 Fevereiro 2010 | Miguel Dias Gonçalves