A importância de Mentores e Coachs

O caminho na vida e nos negócios nem sempre é claro, sobretudo para quem viaja pela primeira vez. Uma boa forma de seguir na direcção certa é aproveitar os ensinamentos de viajantes mais experientes.

Surge assim o papel de mentores, pessoas que pelos seus méritos e conhecimentos demonstram estar em condições de apoiar e dar alento aos mais inexperientes. Contudo no mundo da gestão, um bom mentor terá de se adaptar à volatilidade dos negócios.

Assim, evoluindo do conceito clássico de mentor que cresceu com a ciência e filosofia, no contexto empresarial este deve ter um papel diferente. Em vez de ensinar, deve dar alento à auto-descoberta, ajudando o aluno a descobrir por si. Isto porque cada projecto, serviço e cliente é único, e por oposição à ciência, não existem receitas objectivas. Importa portanto ensinar os alunos a gerir o risco e aconselhá-los de forma próxima, mas nunca traçando o caminho por eles.

É através desta evolução que se chega ao conceito de coaching, outra buzzword do mundo dos negócios actual. Seguindo a definição, é o acto de orientar, motivando uma pessoa a atingir resultados, com apoio e aconselhamento.

Devemos lembrar que o objectivo máximo do coaching ou mentoring deve ser evoluir para a independência, o que acontece de forma mais eficaz permitindo ao aprendiz cometer os erros que causam menor impacto, e ajudar a prevenir e reparar os que podem ter efeitos mais destrutivos.

Assim, os coachees desenvolvem-se de forma autónoma e portanto sólida no longo prazo, através da atitude liberal do coach, que se deve focar na recuperação dos erros e não em evitar fracassos.

Mais sobre coaching:

Imagem por Barb and Dean

Rafael Jegundo

Fundador da jeKnowledge, fundador e CEO da unplu.gg e Principal na whitesmith.co.

More Posts - Website - Twitter - Facebook - LinkedIn

Author: Rafael Jegundo

Fundador da jeKnowledge, fundador e CEO da unplu.gg e Principal na whitesmith.co.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>