>

RedEmprendia

A RedEmprendia, - Red Universitaria Ibero-americana de Incubación de Empresas, é uma associação criada com o apoio do Grupo Santander, que...

A RedEmprendia, – Red Universitaria Ibero-americana de Incubación de Empresas, é uma associação criada com o apoio do Grupo Santander, que congrega 12 das mais prestigiadas universidades do espaço ibero-americano e que pretende fazer da terceira missão da Universidade um eixo estratégico de actuação, no campo da economia do conhecimento e do pensamento, através da criação de um tecido empresarial a partir dos resultados de I&D universitária.

Uma das áreas de actuação da RedEmprendia prende-se com o preenchimento das lacunas existentes no financiamento com vista à valorização comercial de projectos de investigação de elevado potencial. Neste sentido a RedEmprendia está a realizar um concurso que incide sobre esta questão, financiando até 200.000,00€ o desenvolvimento de iniciativas que possam conduzir resultados de investigação básica até à fase de prova de conceito ou a uma aplicação prática e comercializável.

Finda a primeira fase do concurso, foram avaliadas as 8 candidaturas recebidas por um júri composto por 3 elementos pertencentes à Universidade de Coimbra, Biocant e IPN – Instituto Pedro Nunes, tendo sido seleccionada a candidatura intitulada “Laserleap – Permeação Activa da Pele Induzida por Laser”, para ser apresentada na 2ª fase (internacional) do concurso.

Esta tecnologia, vencedora da IV edição do Concurso Nacional de Inovação BES, transforma uma luz numa onda de pressão de muito curta duração. Direccionada para a pele, esta onda provoca um “alargamento” momentâneo da estrutura da pele, invisível a olho nu, mas que a torna permeável à entrada das moléculas de um fármaco. A elasticidade da pele fá-la regressar ao normal minutos depois, tornando-se novamente impermeável ao fármaco. Esta é uma técnica não-invasiva de administração de fármacos através da pele, um género de seringa indolor a laser. (Mais informação sobre a tecnologia aqui)

Vídeo de apresentação do Laserleap:

Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

More Posts - Website - LinkedIn

Partilhe:

11 Janeiro 2010 | Miguel Dias Gonçalves