Para começar uma empresa: como elaborar um plano de negócios

O Plano de Negócios é o principal documento de estruturação de um projecto empresarial, e a base de apresentação do projecto a interlocutores externos, com destaque para investidores: banca, empresas e parceiros, bem como sociedades de capital de risco, entre outros.

Para os empreendedores, o Plano de Negócios é também um instrumento de trabalho fundamental, que agrega e sistematiza informação prática para a concretização do projecto e para a antecipação e resolução de problemas.

O Modelo de Plano de Negócios apresentado a seguir, composto por uma folha de cálculo em Excel e um guião de auxílio para os utilizadores, constitui uma espécie de “mapa de estrada” de fácil utilização, para os empreendedores estruturarem um Plano de Negócios claro e eficaz, incorporando as tendências e técnicas mais utilizadas em processos de avaliação.

Como elaborar um Plano de Negócios: Guia prático

Modelo de plano de negócios

Guia Prático do Capital de Risco

Fonte: IAPMEI

Author: Carlos Cerqueira - IPN

Director de Inovação do Instituto Pedro Nunes

One thought

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>