>

Não é um worshop, é o Inov●C

O Hotel Quinta das Lágrimas recebeu no passado dia 16 de Dezembro a iniciativa Inov●C, um evento informal, que promoveu o networking entre docentes, investigadores, empresários, estudantes do ensino superior e apaixonados em...

O Hotel Quinta das Lágrimas recebeu no passado dia 16 de Dezembro a iniciativa Inov●C, um evento informal, que promoveu o networking entre docentes, investigadores, empresários, estudantes do ensino superior e apaixonados em criatividade, inovação e empreendedorismo. O Inov●C pretende de forma dinâmica promover a discussão entre todos os participantes. Não é um workshop ou conferência, todos os participantes são chamados a intervir num mega brainstorming sobre inovação, este ano subjacente ao tema geral “responsabilidade alargada”.

O evento começou com a entrega dos kits aos participantes. Cada kit era constituído por uma caneca, um lápis e uma carta que permitia identificar o lugar que cada participante teria de ocupar numa das 8 mesas presentes na sala.

O Vice-Reitor da UC, o Prof. Doutor Henrique Madeira abriu o evento dando as boas vindas aos participantes e explicou o formato da iniciativa. Seguiu-se uma breve apresentação do Eng.º Jorge Figueira (coordenador do GATS)  apontando os resultados do Inov●C de 2008, enaltecendo o facto de actualmente estar aprovada uma candidatura liderada pela Universidade de Coimbra ao programa Mais Centro, que visa a criação do primeiro Ecossistema de Inovação do país, inspirada nesses mesmo resultados. No final da sua apresentação o Eng.º Jorge Figueira deu início ao vídeo que serviu de mote para o lançamento dos debates.

Mapa Inov●C 2008

No final do vídeo, deu-se inicio à parte central do evento –  os debates. Cada mesa tinha um desafiador, cuja função era garantir que o debate acontecesse, introduzindo o tema e fomentando a socialização de ideias.

Ao final de 1h15 de debates, um elemento de cada mesa dirigiu-se para o papel de cenário gigante, colocado numa das paredes da sala, onde apontou, por tópicos, as conclusões da sua mesa, construído deste modo o mapa Inov●C 2009. Seguiu-se, uma análise global de todas conclusões, realizada pelo presidente do Clube de Empresários de Coimbra, o Dr. Pedro Vaz Serra.

Mapa Inov●C 2009

O encerramento do evento contou ainda com uma actividade divertida e original, que surpreendeu os presentes. Estes foram convidados a procurar um instrumento que estaria escondido perto deles. De facto, existiam por baixo de cada mesa uns boomwhackers (tubos de plástico coloridos que emitem uma nota quanto são percutidos contra algo). Coube então ao Maestro André Granjo, especialmente convidado para esta dinâmica, a dura responsabilidade de transformar a plateia numa orquestra organizada, desafio que superou com grande sucesso!

Miguel Dias Gonçalves

Gestor de Projetos na Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra

More Posts - Website - LinkedIn

Partilhe:

1 Janeiro 2010 | Miguel Dias Gonçalves